segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Capacitação para o uso da TOXINA BOTULÍNICA por Cirugiões-Dentistas

Acabei de participar de um curso de capacitação para o uso da TOXINA BOTULÍNICA por Cirugiões-Dentistas e me vi na obrigação de compartilhar alguns conhecimentos e idéias com vocês.

A toxina botulínica tipo A é conhecida na medicina estética para correção de rugas de expressão, porém, o que poucos sabem, é que ela pode ser amplamente utilizada na odontologia no tratamento de diversas patologias/alterações, tais como: cefaléias, apertamento, bruxismo, dor orofacial e DTMs, desprogramação para cirurgias e próteses, sialorréia, sorriso gengival, dentre outros.

O frasco de toxina botulínica precisa ser mantido a uma temperatura entre 2 e 8ºC e já apresenta algum resultado após 48 a 72 horas da aplicação, devendo ser reaplicado em um tempo médio de 6 a 8 meses. O paciente não deve baixar a cabeça, manipular a face ou fazer exercícios nas próximas 4 horas.

Alguns ainda pensam que nós, Cirurgiões-Dentistas, não podemos utilizar tal produto, porém a dúvida deixa de existir ao tomarem conhecimento do que diz o inciso II do artigo 6º do Código de Ética Odontológico: “Compete ao Cirurgião-Dentista prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo, indicadas em odontologia”. Além disso, recentemente o Conselho Federal de Odontologia registrou: “Por possuir conhecimento sobre as estruturas de cabeça e pescoço, o cirurgião-dentista pode tratar certas afecções da face e da cavidade oral de forma conservadora e segura com a aplicação da toxina botulínica, desde que possua treinamento específico e conhecimento sobre sua utilização e não extrapole suas funções. Ressalta-se ainda que as toxinas botulínicas são o agente causal da doença botulismo, um tipo de envenenamento potencialmente fatal, devendo sempre ser utilizadas por profissionais capacitados.”

Desta forma, queremos sempre melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário