segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Câncer bucal e HPV

Recebi um e-mail do colega Paulo Pimentel, administrador do blog Portal da Medicina Oral e resolvi compartilhar com vocês. O texto que se segue também foi publicado no blog citado.

Temos de ficar atentos... fazer sempre uma leitura crítica, com base nos princípios da Medicina Baseada em Evidências.

Abraços,

Maria Cecília Aguiar


Cuidado com os Portais de Notícias



Em 25 de maio deste ano postei uma notícia, sobre o aumento de casos de câncer bucal associados ao HPV, veiculada pelo “respeitável” portal FOLHA ON LINE, vejam link http://medicinaoral.org/blog/2011/05/25/cancer-de-boca-causado-por-sexo-oral-avanca-no-brasil/.

Apesar de minha formação em Patologia Oral, não atuo diretamente na área da anatomopatologia e acreditei que estas informações seriam fruto de uma mudança de conceito sobre a etiologia das principais neoplasias malignas da cavidade oral. Cometi um erro e não consultei previamente as fontes “realmente confiáveis”.

Em uma palestra proferida pela Professora Mônica Israel questionei sobre essa mudança de paradigma e recebi a resposta de que não havia esta comprovação citada pela Folha, assinada pela Jornalista Claudia Collucci, citando como referências o Hospital A.C. Camargo, o ICESP, o Hospital do Câncer de Barretos, o INCA e o International Journal of Epidemiology.

No dia 4 de agosto recebi um comunicado do Prof. Celso Lemos (presidente da SOBEP), pelo SOBELIST, sobre a disparidade dos dados da imprensa geral e os dados científicos. Veja o texto abaixo (em itálico e azul):

_________________

Prezados
Interessante como nos últimos meses a maioria das notícias que saíram na imprensa leiga foram categóricos em afirmar a partir de alguns estudos publicados o papel do HPV no Câncer de Boca.
Hoje na Folha de São Paulo  uma matéria que classifica um trabalho como o maior estudo já feito na América Latina 2.252 pacientes chega as conclusões clássicas dos dos fatores relacionados e descarta totalmente o papel do HPV no grupo estudado.
Creio que essa situação ainda permanecerá por muito tempo.
Fazer qualquer afirmação convicta nesse momento sobre o HPV, creio eu, não terá  evidências consistentes na literatura.

Como vcs tem se posicionado na frente dos seus alunos com relação ao HPV?


_________________

Fiquei me achando um tolo por cair no conto da imprensa leiga e agradeço os esclarecimentos dos colegas mais experientes no assunto.

A quem interessaria a divulgação das notícias erradas, veiculadas pela Folha? É preciso ficar atento…

Nenhum comentário:

Postar um comentário