segunda-feira, 18 de julho de 2011

Instalada a Comissão de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar do CRO-RN


A comissão interna do CRO-RN de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar foi instalada oficialmente nesta última quinta-feira, 09 de junho de 2011, em solenidade realizada às 11h30min, no auditório do Conselho.

A Comissão é presidida pela CD Diana Rosado Lopes, sendo composta ainda pelos CDs Maria Cecília Aguiar e Gláucio de Morais e Silva.

Leia abaixo o discurso de posse da presidente da Comissão de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar, a CD Diana Rosado Lopes:

“É com muito prazer que, em nome da comissão de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar (MOOH) do Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO-RN) hoje instalada, venho esclarecer e informar aos presentes e interessados, alguns conceitos, números e objetivos relacionados ao tema.

Em 2004, foi fundada pela comissão de MOOH do CRO-RS, a Associação Brasileira de Odontologia Hospitalar (ABRAOH). De acordo com a presidente desta Associação, a Dra. Elaine Camargo, a OH compreende os cuidados das alterações bucais  que  exigem intervenções de equipes multidisciplinares no atendimento  de alta complexidade ao paciente.

A doutora Elaine afirma também que, a odontologia, especialidade da área da saúde, integrada ao hospital, permite melhor desempenho no compromisso de assistência ao paciente.

Com o apoio desta associação, foi criado o Projeto de Lei 2776/2008, que torna obrigatória a participação do Cirurgião-Dentista (CD) nas equipes multiprofissionais das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e em outras áreas de clínicas e hospitais brasileiros, públicos e privados.

A OH apresenta 4 vertentes: cirúrgica, anatomopatológica, imaginológica e clínica, sendo uma das principais funções do CD em hospitais a prevenção de pneumonia aspirativa, que ocorre em 15% das admissões hospitalares e 25% de todas as infecções adquiridas em UTI. Isso se deve principalmente à higiene bucal inadequada na maioria dos hospitais associada à diminuição da autolimpeza bucal, do fluxo salivar e da resposta imunológica do paciente, à desidratação da mucosa bucal e à microbiota diferenciada do ambiente hospitalar.

O Dr. Paulo Pimentel, presidente da Comissão de MOOH do CRO-RJ, cita os principais objetivos da presença diária do CD em hospitais: oferecer mais dignidade, conforto, qualidade de vida e de morte para o paciente, tratar focos agudos e oportunistas e prevenir infecções em outros órgãos e sistemas que prejudiquem o quadro clínico do paciente.

O Hospital das Clínicas da Universidade de SP (HCUSP-SP), hospital modelo no Brasil e onde tenho o orgulho de ter realizado minha pós-graduação em OH, reduziu em 5 dias o tempo de internação dos pacientes após a instituição do serviço odontológico de rotina em suas UTIs nos últimos 6 meses.

No RN, há muitos anos, existem CDs atuando em hospitais de uma forma tímida. Porém, essa realidade vem mudando e, aos poucos, temos mostrado a importância da presença destes em UTIs, apartamentos e centros-cirúrgicos, nos âmbitos privado e público

Desta forma e com esta visão, estamos instalando a Comissão de MOOH do CRO-RN com objetivos políticos, institucionais, científicos, de apoio e também relacionados com a atuação do CD em hospitais privados e públicos.

Agradeço aos professores CDs que fazem a Divisão de Odontologia do HCUSP-SP e ao Dr. Paulo Santos, que sempre incentivam a evolução da OH no RN, ao doutor Paulo Pimentel, pelo incentivo e orientações para a formação da comissão supracitada, aos colegas que fazem parte desta comissão – Dra. Maria Cecília Aguiar e Dr. Gláucio de Morais - e todos os outros colegas que também atuam em áreas correlatas da OH, por estarmos juntos nessa batalha, e ao CRO-RN, na pessoa do presidente Dr. Eimar Lopes, pela confiança na comissão e por acreditar que podemos sempre mais."

                                                                  Natal, 09 de junho de 2011

                                                      Diana Rosado Lopes – CRO-RN: 2679


Reunião da Comissão

A Comissão de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar do CRO/RN tem o prazer de convidar a todos os interessados para participar das reuniões do grupo.

A primeira reunião está marcada para o dia 12 de julho, a partir daa 19 horas, na sede do CRO-RN.

O tema será "Medicina Oral e Odontologia Hospitalar: um campo em ascensão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário