domingo, 7 de agosto de 2011

Reunião de Agosto de 2011 do GEMOOH-RN

ATA DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DO GRUPO DE ESTUDO EM MEDICINA ORAL E ODONTOLOGIA HOSPITALAR DO RIO GRANDE DO NORTE

Aos 04 (quatro) dias do mês de agosto de 2011, às 19h, no Auditório do Conselho Regional de Odontologia – secção RN (CRO-RN), situado à Rua Cônego Leão Fernandes, 619 - Petrópolis - Natal/RN, reuniram-se em Assembléia Geral Ordinária os membros da comissão de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar do Rio Grande do Norte (MOOH-RN), profissionais e acadêmicos da área odontológica e demais interessados no tema, que figuram na lista de presença.

A presidente da comissão de MOOH-RN, Dra. Diana Rosado Lopes, abriu a sessão, tendo feito uma revisão sobre como foi criada a comissão e sobre a reunião anterior do Grupo de Estudos (GEMOH). A Dra. Maria Cecília Aguiar ficou como secretária, responsável pela redação da ata.

A reunião teve início com a leitura da pauta proposta pela comissão de MOOH-RN, tendo sido estabelecida uma ordem, de acordo com a conveniência dos assuntos a serem discutidos, como veremos a seguir:

(1) Breve exposição do que houve durante o III Encontro de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar, durante o Congresso Internacional do Rio de Janeiro (CIORJ).
Este evento foi comentado como um “divisor de águas” dentro da Odontologia Hospitalar no Brasil, pelo grande número de participantes e pela possibilidade de unir forças dos diversos profissionais ao longo do país.

Foram comentados os principais assuntos discutidos no evento, dentre os quais o nome da área “Medicina Oral e Odontologia Hospitalar”, os requisitos para atuar na área, o formato de pós-graduação, os requisitos para lecionar na área, o reconhecimento dos profissionais já qualificados, a necessidade de divulgar a MOOH frente aos demais Conselhos profissionais do campo da saúde.

(2) Definição final de logomarca, nome e sigla do Grupo
Na última reunião, foi escolhida a sigla “GEMOH-RN”, para o grupo de nome “Grupo de Estudos em Medicina Oral e Odontologia Hospitalar do CRO-RN”.

Na presente reunião, foi escolhidas com unanimidade pelos presentes a seguinte logomarca:


(3) Exposição sobre o Blog “Medicina Oral e Odontologia Hospitalar”
A Dra. Maria Cecília Aguiar fez breve exposição sobre o Blog “Medicina Oral e Odontologia Hospitalar”, demonstrando para os membros do GEMOH-RN as principais ferramentas do mesmo e solicitando a cooperação de todos para a divulgação e para a publicação de matérias.

(4) Discussão sobre os objetivos da COMOH/CRO-RN
Dentre os objetivos da comissão, foram citados e discutidos:
               - Políticos e Jurídicos
               - Institucionais
               - Científicos e Acadêmicos
               - De atuação privada
               - De atuação pública
               - De apoio da Iniciativa privada
               - Temas administrativos

Para atingir os objetivos propostos, uma das ações discutidas pelo grupo a ser adotada o quanto antes foi a elaboração de um documento para apresentação da comissão e do grupo supracitados aos seguintes órgãos:
               - Conselhos da área de saúde do estado
               - Hospitais públicos
               - Hospitais privados
               - Secretarias de Saúde do estado e dos municípios
               - Secretarias de Saúde Bucal dos municípios
               - Coordenação de cursos de saúde das Universidades do RN

Foi sugerido para colaboração nesta divulgação que fosse procurado o Sindicato de Odontologia, na pessoa de seu presidente Dr. Ivan Tavares Farias Júnior.

(5) Aula da Dra Simone Norat: “Atuação Odontológica nos pacientes oncopediátricos na Casa Durval Paiva de Apoio a Criança com Câncer”

 
A Dra Simone introduziu o tema, conceituando “câncer” e demonstrando a prevalência do câncer infantil, em âmbito de Brasil e de Rio Grande do Norte.

Inicialmente foi traçado um panorama histórico sobre a “Casa de Apoio Durval Paiva”, desde sua formação a sua situação atual (atualmente há 507 pacientes em tratamento), e esclarecida sua forma de funcionamento, os serviços que oferece (Odontologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Farmácia, Oficina de Artes etc.), os principais projetos assistenciais coordenados pela casa e as campanhas publicitárias sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e sobre capacitação profissional para o diagnóstico precoce.

Ainda sobre a Casa Durval Paiva, foi explicado o atendimento integral das crianças e adolescentes oncológicos, com uma equipe multidisciplinar incluindo o Serviço Odontológico, iniciado em 1998, com ênfase no protocolo de atuação odontológica.

A palestrante situou a cavidade oral como porta de entrada para infecções virais, bacterianas e fúngicas, sempre ressaltando que tais alterações podem ser conseqüência da intensa imunossupressão decorrente da quimioterapia e/ou radioterapia. Foi explicado ainda o processo de mucosite como consequência importante e frequente do tratamento antineoplásico.

Foi discutida a importância da presença do Cirurgião-Dentista nas equipes multidisciplinares da terapêutica oncológica para prevenir e tratar estas manifestações antes, durante e após o tratamento.

Encerraram-se assim os trabalhos, às 21h30min, ficando confirmada a data da próxima Assembléia Geral Extraordinária para o dia 1º de setembro de 2011, das 19 às 21h, com conferência científica coordenada pelos acadêmicos e Cirurgiões-Dentistas com atuação na Residência Multiprofissional em Pediatria da UFRN (HOSPED).

Nenhum comentário:

Postar um comentário