sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Transplante de Medula Óssea e XV Congresso da SBTMO

A medula óssea é um tecido que ocupa o interior dos ossos onde são produzidos os componentes do sangue: as hemácias, os leucócitos e as plaquetas. Trata-se de um tecido de importância vital, pois essas estruturas são responsáveis pelo transporte de oxigênio, pela defesa contra infecções e pela coagulação sanguínea.


O transplante de Medula óssea é um tratamento indicado para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente por células de uma medula saudável ou por células precursoras (células tronco), com o objetivo de reconstituição de uma nova medula. O transplante pode ser autógeno, quando a medula vem do próprio paciente, ou alógeno, quando a medula vem de um doador.





A atuação odontológica antes, durante depois de um TMO é fundamental para a manutenção da saúde do receptor, visando principalmente identificar e erradicar focos de infecções que possam comprometer o tratamento sistêmico, pois as complicações orais podem ocorrer em todas as fases do TMO, podendo interferir na recuperação do paciente, e a neutropenia e a trombocitopenia resultantes do procedimento podem limitar o tratamento odontológico.


Assim sendo, gostaria de divulgar o XV Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), que acontecerá dos dia 11 a 14 de agosto de 2011 na cidade do Rio de janeiro, no Centro de Convenções do Hotel Windsor da Barra da Tijuca.


O evento, com expectativa de público de cerca de 1200 participantes, é considerado por muitos o melhor e o mais importante evento da América Latina nas especialidades de hemato-oncologia, transplante de células tronco, terapia celular e temas multidisciplinares relacionados.

Confira aqui a programação científica e o site da SBTMO

Um Blog interessante sobre o tema, coordenado pelo colega Paulo Santos, é o Odontologia em Transplantes. Acessem e confiram!


E para quem se interessar em abraçar a causa e ser um doador de medula óssea, seguem as dicas do site do INCA :



Caso você decida doar:

1. Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).

2. Onde e quando doar
É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos Hemocentros nos estados. No Rio de Janeiro, além do Hemorio, o INCA também faz a coleta de sangue e o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 14h30, e aos sábados, de 8h às 12h. Não é necessário agendamento. Para mais informações, ligue para (21) 3207-1064.

3. Como é feita a doação
Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais.
Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro.
Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.
Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.
A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.


Importante: Um doador de medula óssea deve manter seu cadastro sempre atualizado. Caso haja alguma mudança, preencha este formulário.
O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue. 

Texto de: Maria Cecília Aguiar (mariaceciliaaguiar@yahoo.com.br)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário