domingo, 14 de agosto de 2011

Tratamento da Periodontite crônica reduz níveis séricos de prohepcidina em pacientes com doença renal crônica


VILELA, E. M. et al. Treatment of chronic periodontitis decreases serum prohepcidin levels in patients with chronic kidney disease. Clinics [online]. 2011, vol.66, n.4, pp. 657-66.
 Os pesquisadores realizaram um estudo com o objetivo de determinar o impacto do tratamento periodontal nos níveis séricos de prohepcidina e marcadores sistêmicos de inflamação, bem como a correlação entre esses marcadores, em pacientes com periodontite crônica e doença renal crônica não submetidos a diálise.

Participaram do estudo 56 pacientes com periodontite, sendo 36 deles com doença renal cronica e 20 sem doenças sistêmicas.

Doença renal crônica foi definida como sugerido pelas diretrizes clínicas da "Fundação Nacional do Rim". Periodontite crônica foi definida através de nível de inserção clínica e profundidade de sondagem de bolsa, segundo a Associação Americana de Periodontologia.

Os marcadores inflamatórios proteína C-reativa ultra-sensível, a interleucina-6 e prohepcidina foram avaliados antes e três meses após o tratamento periodontal.  

A eficácia do tratamento periodontal foi confirmada pela melhora dos parâmetros clínicos da periodontite crônica nos grupos controle e doença renal crônica. O tratamento periodontal proporcionou reduções significativas na proteína C-reativa ultra-sensível, interleucina-6 e os níveis séricos prohepcidin em ambos os grupos. Além disso, em regressão linear multivariada, a redução da prohepcidina após tratamento periodontal foi significantemente e independentemente associada com níveis de interleucina-6 no grupo controle. 

CONCLUSÕES: Ao induzir um declínio na resposta inflamatória sistêmica e uma diminuição sérica da prohepcidina, o tratamento periodontal de sucesso pode representar um importante meio de amenizar a carga inflamatória observada em pacientes com doença renal crônica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário