sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Reunião de Setembro de 2011 do GEMOH-RN


 ATA DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DO GRUPO DE ESTUDO EM MEDICINA ORAL E ODONTOLOGIA HOSPITALAR DO RIO GRANDE DO NORTE

Ao primeiro dia do mês de setembro de 2011, às 19h, na Sala de Reuniões do Conselho Regional de Odontologia – secção RN (CRO-RN), situado à Rua Cônego Leão Fernandes, 619 - Petrópolis - Natal/RN, reuniram-se em Assembléia Geral Ordinária os membros da Comissão de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (COMOH/CRO-RN) com os profissionais e acadêmicos da área odontológica e demais interessados no tema, que figuram na lista de presença.

A presidente da Comissão , Dra. Diana Rosado Lopes, abriu a sessão, tendo feito uma revisão sobre a reunião anterior do Grupo de Estudos (GEMOH), e a dra. Maria Cecília Aguiar, com o auxílio da dra. Simone Norat, ficaram como secretárias, responsáveis pela redação da ata da reunião.

A reunião teve início com a leitura da pauta proposta pela Comissão, tendo sido estabelecida uma ordem, de acordo com a conveniência dos assuntos a serem discutidos, como se segue:

1) I Encontro de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar da Bahia
Foi relatada uma breve exposição do que houve durante esse evento, que aconteceu no último dia 29 em Salvador/Bahia, organizado pela Comissão de MOOH do CRO-BA, presidida pela CD Norma Sampaio. O Encontro contou com a palestra do CD Paulo Pimentel, presidente da Comissão de MOOH do Rio de Janeiro, que visou a explanação do tema, destacando dados do cenário atual e expectativas de crescimento da área.

A dta. Norma Sampaio solicitou que os CDs atuantes na área falassem um pouco dos seus trabalhos para que todos se conhecessem e pudessem interagir entre si. Falou sobre a sua comissão e convidou todos os presentes para as reuniões do grupo de estudos em MOOH da Bahia.

A dra Diana Rosado esteve presente no evento e teve a oportunidade de relatar a situação e as atuações da COMOH/CRO-RN e seu respectivo grupo de estudo (GEMOH), monstrando ainda aos presente a Ficha de Saúde Bucal com checklist e ficou de trazê-la adaptada na próxima Reunião.

2) Divulgação do trabalho sobre "Higiene Bucal em Hospitais" desenvolvido pela Universidade Potiguar (UnP) nos hospitais públicos e privados do município de Natal-RN
Estava prevista a presença do dr Gentil Homem (membro da COMOH/CRO-RN) para expor os resultados e perspectivas de tal atividade. Poré, devido a motivos de força maior, o dr. Gentil não pôde comparecer, ficando agendada tal exposição para a próxima reunião do GEMOH-RN.

3) Discussão sobre os objetivos da COMOH/CRO-RN
a. Foi esclarecido que o documento previsto na última reunião está sendo elaborado para apresentação para os diversos profissionais do campo da saúde
b. Discutiu-se o  treinamento previsto para os CDs do município, baseado no que foi proposto em pela Comissão do CRO-GO.

4) Palestra das Dras. Janaína Amorim e Aretha Veríssimo intitulada "Residência Multiprofissional: conquistas e desafios"


As CDs iniciam falando da RIM (Residência Integrada Multiprofissional), de acordo com a resolução, e mostram os locais onde ela acontece com as respectivas cargas horárias. Em seguida, explicaram a respeito da COREMU (Comissão da Residência Multidisciplinar) e do projeto de extensão VER-SUS. Os cenários de prática odontológica da rotina dessa residência foram mostrados através de casos clínicos e da explanação dos programas multidisciplinares.

Em um segundo momento, foi mostrada a atuação odontológica na unidade de saúde da família de Felipe Camarão e no pronto socorro infantil Sandra celeste, onde são realizados procedimentos de urgência, emergências e também eletivos. As CDs mostraram números e estatísticas  referentes a estes atendimentos e foi comentado que, infelizmente, a população em geral desconhece a existência do serviço e se discutiu a necessidade de se divulgar nas mídias tal serviço, por ser de utilidade publica. Ainda foi citada a atuação da residência dentro da casa Durval Paiva, tema da palestra de reunião do GEMOH prévia . Como requisito da residência, explicaram sobre o estágio hospitalar, no final do segundo ano, que pode ser desenvolvido no estado do RN ou outro local da federação, com duracão de 1 a 2 meses.
Da esquerda para a direita, as Dras. Simone Norat, Janaína Amorim, Luciana e Aretha Veríssimo

Por fim, as palestrantes comentaram sobre os desafios da residência multiprofissional pelo fato de a formação do dentista ser insuficiente do ponto de vista multidisciplinar, apesar de terem relatado que a aceitação da participação do dentista por parte dos demais profissionais da saúde tem aumentado. As conferencistas mostraram ainda o cartaz de divulgação da residência a iniciar em 2012, que está com edital aberto

CDs do GEMOOH na reunião de setembro
Encerraram-se assim os trabalhos, às 21h00min, ficando confirmada a data da próxima Assembléia Geral Ordinária para o dia 11 de outubro de 2011, das 19 às 21h, com conferência científica prevista: “Atendimento Odontológico no Hemocentro Dalton Cunha-HEMONORTE”, com a dra Renata Monteiro Soares.

Um comentário: