terça-feira, 20 de setembro de 2011

Curso de Odontologia Hospitalar - CETAO/SP

Início em Outubro de 2011
 
Datas: 07/10, 04/11, 09/12, 27/01, 10/02, 23/03, 20/04, 18/05, 15/06 e 20/07– 6ª feira - 10 Módulos mensais - Horário: 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 -
Investimento: 10 parcelas de R$ 400,00


Para maiores informações, acessar o site do CETAO 
Coordenadoras:
Profa. Dra. Maria Christina Brunetti
Especialista em Periodontia pela Faculdade de Odontologia da UFRGS; Mestre em Periodontia pela Faculdade de Odontologia da USP; Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP; Professora e Coordenadora do Curso de Especialização em Periodontia – Pós-Graduação Latu Sensu – Senac São Paulo; Integrante da equipe multiprofissional do pré-natal fisiológico da UNIFESP – Escola Paulista de Medicina; Autora dos livros: "Periodontia Médica. Uma Abordagem Integrada" Ed. Senac, 2004 e "Fundamentos da Periodontia. Teoria e Prática". Ed. Artes Médicas, 2007; Editora Científica da Revista Dentistry Brasil; Consultora Científica do Projeto de Lei no 2776/2008 sobre dentistas nas UTIs; Membro do Scientific Affairs Committee - Colgate; Professora e coordenadora dos cursos de Periodontia – IIMDS – Portugal (Lisboa e Porto).
Profa. Dra. Teresa Márcia Nascimento de Morais
Mestre em Clínica Odontológica Integrada pela Universidade de São Paulo; Coordenadora do Departamento de Odontologia da Santa Casa de Misericórdia de Barretos; Especialista em Periodontia pela Faculdades Unificadas da Fundação Educacional de Barretos; Consultora Científica do Projeto de Lei no 2776/2008 sobre dentistas nas UTIs; Autora do livro "CARDIOLOGIA E ODONTOLOGIA. Uma visão integrada". Editora Santos, 2007; Professora dos cursos de Periodontia – IIMDS – Portugal (Lisboa e Porto).
+ EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Conteúdo programático:
Módulo 1: Anamnese e Avaliação Clínica Pré-Operatória. Aspectos éticos e legais.
Módulo 2: Farmacologia: Anestesiologia. Anestesia local. Noções de anestesia geral. Farmacologia e utilização racional de medicamentos em âmbito hospitalar e ambulatorial. Interação Medicamentosa.
Módulo 3: Pacientes portadores de doenças sistêmicas crônicas: Abordagem odontológica na gravidez.
Abordagem odontológica no paciente diabético.
Módulo 4: Pacientes portadores de doenças sistêmicas crônicas: Abordagem odontológica em pacientes hipertensos e cardiopatas. Abordagem odontológica em paciente com distúrbios da coagulação.
Módulo 5: Pacientes portadores de doenças sistêmicas crônicas: Complicações otorrinolaringológicas em cirurgia odontológica. Abordagem odontológica no paciente transplantado e imunossuprimido. Atendimento odontológico ao paciente em vigência de quimioterapia e radioterapia de cabeça e pescoço.
Módulo 6:  Aspectos bucais: Lesões e tumores da boca. Sinais odontológicos em doenças sistêmicas. 
Módulo 7: Aspectos bucais: Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. Dores Faciais.
Módulo 8: Pacientes portadores de doenças sistêmicas crônicas: Abordagem odontológica ao paciente asmático e pulmonar crônico. Aspectos de pneumologia de interesse ao cirurgião-dentista. Abordagem odontologia em paciente em UTI.
Módulo 9: Pacientes portadores de distúrbios neuropsicomotores: Abordagem odontológica ao paciente psiquiátrico. Abordagem odontológica de doenças infecto-contagiosas: Hepatite / AIDS. Biossegurança em Odontologia.
Módulo 10: Exames laboratoriais e de imagem: Imageologia hospitalar. Interpretação de exames laboratoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário