terça-feira, 13 de setembro de 2011

Depoimento da Colega ELIANA WALVERDE sobre Cirurgiões-Dentistas Aplicarem Toxina Botulínica e Material de Preenchimento

O depoimento está nas redes sociais, para que seja divulgados entre os colegas:
Ha uns meses atrás fui convidada para dar aula para dermato ( curso sobre toxina e preenchedores), sobre tipo facial usando tele frontal e lateral para individualizar e não seguir um protocolo unico nas aplicações de toxina e preenchedores, o que os dermatos não sabem fazer, por isto encontramos tantos preenchimentos mal feitos com excesso de produto, não dei o curso pois sei que este é o nosso diferencial, mas tenho guardado todos os emails, se eles mesmos querem aprender com a gente........gostaria muito de ver um dermato individualizar as aplicações e explicar porque e qdo e qto utilizar em cada tipo facial....

DENTISTAS DEVEM PODER APLICAR PRODUTOS NA FACE, DESDE FAÇAM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO NAS TÉCNICAS ...

COLEGAS, NÃO ESTAMOS LUTANDO SÓ POR CAUSA DESTA PROIBIÇÃO E SIM POR FALTA DE ARGUMENTOS CIENTÍFICOS DO PESSOAL DO "CONTRA".

HJ PROÍBEM ESTES PRODUTOS ,AMANHÃ VÃO PROIBIR PRODUTOS EM TODAS AS ESPECIALIDADES. " Me calei qdo violaram meus vizinhos. Hj violam meus direitos e não tenho quem me defenda !!! " Vcs querem isto no futuro ?

Um comentário:

  1. Prezada Eliana e demais leitores,
    Como um dos que se posicionaram contra o uso da toxina botulínica e ácido hialuronico com finalidades cosméticas, me defendo.
    Não concordo que qualquer profissional deva ser tolhido de suas atividades básicas. Na Odontologia estas incluem as ações que visem o bom funcionamento do sistema estomatognático e mesmo suas correlações estéticas.
    Porém, as alterações faciais que justificam a utilização cosmética destas substancias não são, ao meu ver, da alçada do CD clínico.
    Explico...
    A atuação em áreas fora do escopo da odontologia demandarão o conhecimento pleno, no caso o dermatológico, que exigirá estudos complementares e específicos (patologia dermatológica por exemplo).
    Os procedimentos invasivos em musculatura cuticular de face, derme e periósteo, podem parecer simples e de poucas consequências, mas a atuação de um profissional de saúde deve estar além do alto percentual de sucesso aparente de uma técnica, pois este também deverá saber atuar correta e prontamente nos insucessos, além de responder juridicamente por isso.
    E, neste caso, a classe inteira é responsável.
    Se há interesse do CD atuar neste campo recomendo que entre em contato com o CFO e, através deste, com o CFM para que a situação seja analisada a fundo e um parecer legal seja firmado.
    Paulo Pimentel
    CRORJ 15.822

    ResponderExcluir