sábado, 17 de setembro de 2011

Hospital Sírio-Libanês inaugura nova ala para transplante de medula óssea

Com investimentos de R$ 5 milhões, o Hospital Sírio-Libanês (HSL) amplia sua área de atendimento em onco-hematologia com a criação da nova ala para transplantes de medula óssea. O setor, com 10 leitos de alta complexidade, será inaugurado neste sábado (17/09).
Uma das novidades do espaço é o projeto diferenciado de filtragem de ar e água, sendo quatro leitos equipados com o sistema SAS – sistema de antecâmara que antecede o leito, para limitação microbiana através de atmosfera controlada.
 
“Como o paciente tem sua imunidade diminuida após o transplante da medula óssea, precisamos de um ambiente altamente purificado, diminuindo muito qualquer risco de infecção. O ar e água de toda a unidade são filtrados. O sistema de antecâmaras isola totalmente o ar do leito, que não se mistura à atmosfera dos corredores para os transplantes de alta complexidade com doadores alogênicos”, esclarecem Dra. Yana Novis, coordenadora do Serviço de Onco-Hematologia do HSL e Dr. Vanderson Rocha, coordenador da Unidade de Transplante de Medula Óssea.

Serão atendidos, na nova ala, pacientes com indicação ao transplante para leucemias, linfomas, anemias congênitas e outras doenças do sangue.

Além dos transplantes autólogos (autotransfusão) e alogênicos (de doador aparentado ou não aparentado), o Serviço conta ainda com uma equipe médica de experiência internacional (Drs. Celso Arrais e Vanderson Rocha) e ainda uma equipe de médicos assistentes, na realização também de transplantes utilizando sangue do cordão umbilical e outras fontes alternativas, como os procedimentos entre doadores não compatíveis.

Programação inclui a visita de especialistas mundiais
Para comemorar o lançamento da nova ala, o HSL terá a visita da Profa. Eliane Gluckman, pioneira do transplante de medula óssea utilizando o sangue de cordão umbilical, e dos professores Ricardo Pasquini (Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná) pioneiro dos transplantes de medula óssea no Brasil, e Sérgio Giralt (Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, Nova York, EUA).

Os convidados, após a cerimônia, falarão sobre a história dos transplantes e o futuro das técnicas.

Serviço: Inauguração da Nova Unidade de Transplante de Medula Óssea do HSL
Data: 17 de setembro
Hora: 8h30 às 12h
Local: IEP – Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Rua Cel. Nicolau dos Santos, 69 – Bela Vista – São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário