quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O USO DATOXINA BOTULÍNICA COMO MEIO TERAPÊUTICO PARA AS DISTONIAS OROMANDIBULARES E BRUXISMO

Muito tem se falado sobre a Toxina Botulínica e é sabido que esta já é usada há bastante tempo em pacientes que apresentam distonias musculares. É comum que pacientes com diagnóstico de alterações neurológicas, congênitas ou não, contraiam constantemente a musculatura de membros inferiores e superiores, o que dificulta diversas atividades do dia a dia.

É importante lembrar que é comum também o trismo nestes pacientes, muitas vezes acompanhado de bruxismo e apertamento, o que dificulta a higiene oral, o tratamento odontológico e a alimentação, além de desgastar cada vez mais a estrutura dentária, com possibilidade de mordedura de lingua, bochecha e lábios.

E é neste momento que entra a aplicação da Toxina Botulínica na musculatura da mastigação como um importante fator terapêutico, evitando todos os transtornos citados e outras que porventura não foram citados. Gosto muito deste artigo de 2002, que elucida muitos questionamentos e nos estimula a pesquisar cada vez mais sobre o assunto. Continuemos andando pra frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário