sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Prescrição medicamentosa em odontopediatria

A colega Tatyana Pereira encaminhou o artigo que se segue. Compartilho com vocês por ser relevante e de grande aplicabilidade clínica.


Carmo ED, Amadei SU, Pereira AC, Silveira VAS, Rosa LEB, Rocha RF. Drugs prescription in pediatric dentistry. Rev Odontol UNESP. 2009; 38(4): 256-62.

Resumo: A inadequada prescrição de medicamentos na clínica odontológica pediátrica deve-se, principalmente, ao escasso conhecimento dos cirurgiões-dentistas a respeito da farmacologia e da terapêutica. A falta de informação adequada do cirurgião-dentista acerca de indicação, formas de administração, posologia e efeitos adversos dos medicamentos em crianças pode, muitas vezes, excluí-las dos benefícios de certos fármacos que são reconhecidamente úteis em pacientes adultos. Este estudo tem como objetivo revisar a literatura, abordando de maneira simples, a farmacodinâmica e a farmacocinética dos principais medicamentos utilizados na Odontopediatria, além de orientar o cirurgião-dentista acerca de como obter sucesso no tratamento farmacológico. Concluiu-se que, para se obter tal sucesso, a responsabilidade com o esquema terapêutico deve envolver cirurgião-dentista, pais e criança.
 
Palavras-chave: Preparações farmacêuticas; prescrição de medicamentos; odontopediatria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário