quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ANVISA Alerta Sobre os Índices do PAV e Sugere Ações de Higiene Oral em Ambientes Hospitalares


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária apresentou alguns números referentes à incidência epidemiológica sobre pneumonia relacionada à assistência à saúde e infecções adquiridas nas UTIs. Mesmo não havendo dados precisos e concretos a respeito dos diagnósticos dos casos de pneumonia adquiridos no ambiente hospitalar, a maioria das vezes, eles são associados à ventilação mecânica.
Segundo a Anvisa, os estudos feitos em São Paulo, em 2008, mostraram que os casos de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica- PAV foi de 16,25 casos por 1.000 dias de uso de ventilador em UTIs de adultos e chegou a 21,06 casos por 1.000 dias nas UTIs coronarianas, números bem acima do índice desejado. Assim, a Anvisa reforça a importância da higiene oral dos pacientes e recomenda alguns procedimentos que podem evitar as infecções.
MEDIDAS ESPECÍFICAS FORTEMENTE RECOMENDADAS PARA PREVENÇÃO DA PAV: A. Manter os pacientes com a cabeceira elevada entre 30 e 45°; B. Avaliar diariamente a sedação e diminuir sempre que possível; C. Aspirar a secreção acima do balonete (subglótica); D. Higiene oral com antissépticos (clorexidina veículo oral).
O entendimento que a VAP é propiciada pela aspiração do conteúdo da orofaringe amparou a lógica de se tentar erradicar a colonização bacteriana desta topografia com o objetivo de reduzir a ocorrência de VAP.
Diversos estudos têm demonstrado diminuição das pneumonias associadas à ventilação quando a higiene oral é realizada com clorexidina veículo oral (0,12% ou 0,2%). Muitos protocolos preconizam a higiene da cavidade oral com clorexidina oral, formulação de 0,12%, com uma pequena esponja, evitando lesões da cavidade, três a quatro vezes ao dia. O profissional deve ficar atento para alergias, irritação da mucosa ou escurecimento transitório dos dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário