segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Declaração de apoio ao novo conceito de Odontologia em hospitais públicos


Prezado(a)s,

Solicito que preencham e ajudem na divulgação do formulário abaixo para reforçar o conceito amplo de atuação do Cirurgião Dentista nos Hospitais brasileiros, especialmente no segmento público.

Conto com a ajuda e participação de todos interessados em superar os desafios e peço que enviem aos colegas de todas as áreas da saúde.

O preenchimento pode ser feito diretamente aqui no site ou através do envio do link do formulário, por email, aos seus colegas e amigos (clique aqui para copiar o link) .

Obrigado.

Texto Introdutório da Declaração:

Em virtude dos desafios que retardam o avanço do conceito amplo de Odontologia praticada nos hospitais públicos brasileiros é solicitada a sua participação, através do preenchimento do formulário abaixo, declarando o total apoio à: 1- Existência de um Serviço de Odontologia com atuação baseada em protocolos interdisciplinares e evidências científicas documentadas. 2- Atuação nos ambulatórios, quando possível, e em enfermarias e centros de tratamento intensivo para avaliação e tratamento de pacientes com dificuldade de deslocamento. 3- Execução de serviços odontológicos em centro cirúrgico, e com acompanhamento médico, para casos onde sejam necessárias monitorização transoperatória, sedação intravenosa ou anestesia geral em pacientes com: a) Risco médico avançado (e.g. ASA III ou IV); b) Deficiência cognitiva severa; c) Procedimentos de maior porte clínico-cirúrgico. 4- Existência de critérios de acolhimento dos pacientes da Rede do SUS com necessidade de atendimento odontológico hospitalar devidamente documentado. 5- Priorização do atendimento odontológico clínico-cirúrgico hospitalar aos pacientes que tenham comprovado comprometimento sistêmico sendo por este motivo, contra-indicado o atendimento em atenção primária e secundária. 6- Existência de cursos de pós-graduação, reconhecidos pelas entidades oficiais da Odontologia, que propiciem ao Cirurgião Dentista conhecimento, capacidade de decisão e atuação plena no segmento hospitalar. ______________ (*) Observação: O documento e dados do formulário serão posteriormente divulgados para ressaltar o apoio da área da saúde à reestruturação do conceito de Odontologia praticada em hospitais públicos no Brasil.
*Obrigatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário