segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Governo do Estado do Amazonas anuncia projeto para adaptar casas de pessoas com deficiência física

O governador do Amazonas, Omar Aziz, afirmou na manhã desta terça-feira, dia 18 de outubro, que vai lançar nos próximos 20 dias um projeto voltado às pessoas com necessidades especiais. Entre as ações principais do projeto, coordenado pela recém-criada Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), está a adaptação de residências onde morem pessoas com alguma necessidade especial.

Segundo o governador, cerca de 15% da população do Estado possui algum tipo de necessidade especial. “Determinei que temos que melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens e das pessoas com algum tipo de deficiência que moram em condições sub-humanas”, disse o governador, que nesta segunda-feira esteve reunido com a Seped e outros órgãos parceiros no projeto – Secretarias  estaduais de Saúde (Susam), de Educação (Seduc), de Cultura (SEC) e de Assistência Social (Seas).

O projeto vai permitir a reforma e adaptação de ambientes, como quartos, banheiros, além da compra de equipamentos – camas, computadores e aparelhos para fisioterapia que possam ser usados em casa.  Segundo Omar Aziz, há uma determinação de governo para que os órgãos dêem transversalidade às suas ações e, assim, possam atender de forma mais adequada as pessoas vivendo com deficiência.

Outra meta do projeto é utilizar os espaços dos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) para oferecer serviços de fisioterapia, atendimento médico e odontológico às pessoas com necessidades especiais. A ideia é que a partir das 16h, as estruturas dessas escolas, que possuem piscina, salas de dança, consultórios, entre outros, sejam ocupados com esta finalidade.

Segundo o governador, o projeto que inicia por Manaus, é voltado para as famílias carentes. “Se para quem tem condições já é difícil, imagine para um pai e uma mãe que não tem condições financeiras. Muitas vezes estas crianças ficam no fundo de uma rede sem as mínimas condições. Quero amenizar o sofrimento dessas pessoas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário