sábado, 8 de outubro de 2011

A Importância da Dieta na Saúde Oral

NOTA DA COLUNISTA: Fico muito feliz quando me deparo com outros profissionais do campo da saúde que ressaltam a importância da inter-relação entre as saúdes bucal e sistêmica. Isso me faz vislumbrar a possibilidade de ser real uma prática interdisciplinar e, quem sabe até, transdisciplinar, e não apenas  multiprofissional... Assim, ao ver a  postagem da colega nutricionista Daniela de Araújo Medeiros, do Blog "Empório Nutrição Saúde & Bem-estar", resolvi dividir com vocês.

A nutrição desempenha um papel importante na saúde oral. Ter uma dieta equilibrada em nutrientes pode fazer uma grande diferença à sua saúde bucal. 

A boca é muito importante em nossa saúde, pois é uma das principais portas de entrada das doenças no nosso organismo. É por meio dela que nos comunicamos, expressamos nossos sentimentos, além de ser o caminho pelo qual nutrimos nosso corpo. Devemos mantê-la sempre saudável e com uma aparência agradável. 

Uma boca saudável é aquela que proporciona uma boa mastigação e conseqüentemente leva a uma melhor digestão e absorção dos nutrientes. Por isso, cuidar da saúde bucal é fundamental. No intuito de manter a boca livre doenças, dentes resistentes e gengivas saudáveis deve-se procurar ter uma higiene perfeita e uma alimentação balanceada e equilibrada. Assim pode-se evitar o desenvolvimento de doenças. 

De que forma a alimentação pode atuar na saúde bucal?  
A nutrição e a dieta têm efeito importante sobre os dentes, gengiva e mucosa oral. Deficiências nutricionais têm impacto sobre os dentes ainda no período pré-eruptivo, sendo uma das causas de defeitos no desenvolvimento do esmalte. Resultados de estudos epidemiológicos mostram evidência consistente de que açúcares na dieta são o principal fator etiológico para a cárie dentária e a limitação de seu consumo em menos de 10% da energia total ingerida deve ser um objetivo global para a saúde bucal. O flúor é importante na prevenção da cárie, mas sua utilização não elimina o processo carioso. 

Não só a dieta pode afetar a saúde oral, mas também a saúde oral pode afetar padrões alimentares. Isto é particularmente verdadeiro nos indivíduos com problemas bucais, onde cáries,  placas bacterianas, gengivites, tártaros, mau hálito e manchas, podem causar desconfortos constantes.

Mudar seus hábitos alimentares pode ajudar a reduzir o risco de cárie dentária. A edição de dezembro de 2010 do Journal of the American Dental Association lembra aos pacientes que ter uma dieta balanceada é importante para manter um sorriso saudável.

 A cárie é causada pela placa – um fino filme de bactérias que recobre os dentes. Depois que você come ou bebe, a placa bacteriana digere os açúcares e produz ácidos que enfraquecem o esmalte dentário. Quanto mais você consome alimentos e bebidas que contêm açúcar, maior é o risco de desenvolver placa e acabar formando cárie. A melhor maneira de proteger seus dentes contra a placa é ficar de olho na quantidade de açúcar da sua dieta e ter uma boa higiene bucal. 

Os tecidos orais, como a gengiva, dentes e músculos da mastigação, que são tecidos com as mesmas exigências nutricionais do restante do organismo, necessitam de um aporte adequado de nutrientes para se manterem saudáveis. Esse aporte é conferido por uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e minerais.  Quando ocorre um desequilíbrio nutricional, decorrente de dietas monótonas e pobres nutricionalmente, a saúde oral pode ser acometida por doenças, como o escorbuto, uma doença advinda da carência grave de vitamina C na dieta. Ele tem como primeiros sintomas hemorragias nas gengivas, tumefação purulenta das gengivas (inchaço com pus), dores nas articulações, feridas que não cicatrizam, além de desestabilização dos dentes.

Além disso, é importante também o consumo regular de outros nutrientes, como as fibras, que são fundamentais para um sorriso bonito, pois alimentos fibrosos (como as verduras e frutas) ajudam a limpar os dentes e tecidos gengivais, ao contrário do que ocorre com os alimentos moles e pegajosos, que tendem a ficar presos entre os dentes, combinando-se com a placa bacteriana e produzindo substâncias ácidas, as quais atacam o esmalte e levam à formação de cáries.

Sendo assim, para reduzir o dano ao esmalte dos dentes e da boca em geral, é importante limitar o consumo desses alimentos. Com base nisso, ai vão algumas dicas reforçadas para manter uma ótima saúde bucal:
  • Alimente-se de forma adequada, escolhendo alimentos nutritivos como frutas, verduras, leguminosas e produtos de origem animal como leite, carnes, ovos;
  • Faça ingestão adequada de minérios como o cálcio, fósforo e potássio para manter os dentes fortalecidos;
  • Consuma alimentos ricos em fibras e grãos. O esforço da mastigação ajuda levar as impurezas com mais facilidade;
  • Consuma maçã, manga, gengibre, abacaxi e limão. Estes alimentos ajudam a limpar os dentes, pois são ótimas fontes de fibras; 
  • Inclua a vitamina C na sua alimentação diária para evitar as doenças da gengiva;
  • Evite alimentos gordurosos, molhos, café, refrigerantes, doces, condimentos fortes e cigarro - eles podem provocar cáries e prejudicar o esmalte dos dentes
Lembre-se: a ingestão destes alimentos não dispensa a higienização. A escova e fio dental também são sempre indispensáveis para manter um sorriso bonito

Nenhum comentário:

Postar um comentário