segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O uso da saliva no diagnóstico geral, a Medicina descobrindo a saliva.


A importância da saliva tem aumentado como líquido diagnóstico, pois está disponível para coleta e análise de maneira não invasiva. Pode ser empregada para monitorar a presença e o nível de hormônios, de drogas, de anticorpos, contagem de microrganismos, contagem de íons, além de indicar a suscetibilidade à doença cárie, doença periodontal e alterações na mucosa. A análise da saliva tem sido empregada em:
  • farmacologia, monitoramento de terapêutica com alguns medicamentos e  estudos sobre o metabolismo;
  • monitoramento de: teofilina,lítio, fenitoína, carbamazepina, cortisol, digoxina e etanol;
  • testes de abuso de drogas;
  • avaliação e estimativa de pesquisas endócrinas;
  • testosterona e progesterona;
  • diagnóstico imunológico: de vírus e vigilância ( ex: de anticorpos do sarampo, rubéola e caxumba);
  • diagnóstico de reações decorrentes de enxerto x hospedeiro;
  • testes de classificação.
A presença da saliva na cavidade oral é vital para a manutenção dos tecidos orais hígidos. A redução na produção da saliva além de colocar a saúde de dentes, periodonto e mucosa oral em risco cria um impacto prejudicial na qualidade de vida do paciente. A xerostomia  leva os pacientes à dificuldade de comer, engolir alimentos secos, articular as palavras, altera o paladar, aumenta o risco de infecções orais, sensação de queimadura e ardência na língua e mucosa, progressão mais rápida de cáries especialmente as radiculares, aumenta a sensação de sede e pode tornar os lábios secos, aumenta o risco à doença periodontal e traz dificuldades no uso de próteses totais e removíveis. A prevalência de xerostomia está aumentando nos países onde a população idosa está vivendo por mais tempo, entretanto, é um problema que atinge grande parte da população adulta mundial.

Referências:
Edgar, M.; Dawes,C.; O’Mullane,D. Saliva e Saúde Bucal. Composição, Função e Efeitos Protetores. 3ª ed. Santos,2010.
Bardow,A.;Lagerlöf,F.;Nauntofte,B.; Tenovuo,J. O papel da saliva in Cárie Dentária: A Doença e seu Tratamento Clínico. 2ª ed. 2011. Fejerkov & Kidd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário