segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Odontologia e as feridas complexas de pele


Recebi email da Politec Saúde sobre a realização da JORNADA PAULISTA DE TRATAMENTO AVANCADO DE FERIDAS – 2011 (organizada pela SOBRATAFE).

Em princípio a Odontologia não é um foco do evento, mas os Dentistas de hoje não são mais como os de antigamente.

Pensei em fatores bucais que poderiam retardar diretamente a cicatrização de feridas de pele, como os focos infecciosos orais oriundos de estomatites, doença periodontal ou endodôntica.
Lembrei das doenças metabólicas como o diabetes, que também poderia ser uma causa indireta, ainda mais se os mesmos fatores intra-orais estiverem atuando.

Há um interessante caso que estou conduzindo de uma paciente com vários problemas dentários e diabetes descompensado. Só a muito custo consegui a liberação da Endocrinologia para o procedimento, apesar de explicar que os problemas bucais também atuariam como fator perpetuador. Mas o que mais chamou a atenção dos médicos foi a fístula extra-oral que surgiu devido aos problemas odontológicos.

Pesquisei na internet e achei um relato de caso de uma criança com ferida de pele também por problema bucal. Mas não achamos muitas descrições de como fazer o adequado cuidado da ferida da pele, além da correção da doença intra-oral.

Certamente a CTBMF é a especialidade mais afeita a esta área (do cuidado com as feridas extra-orais), pois o dentista clínico tem muito pouco conhecimento e contato com estas situações.

Assim convido os interessados a palpitarem e deixarem suas experiências sobre o tema, afinal quem se interessa também pela Odontologia Hospitalar poderá, em dado momento, ter que atender este tipo de caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário