domingo, 16 de outubro de 2011

Parnamirim é referência nacional em Saúde Bucal: Orgulho para o RN


O percentual de extrações dentárias em Parnamirim está abaixo dos 5% preconizados pelo Ministério da Saúde. De acordo com o coordenador do Programa de Saúde Bucal, Antônio Galdino dos Santos, o índice do município está em pouco mais de 3%, em relação ao número mensal de atendimentos, demonstrando a prioridade que o tratamento preventivo vem recebendo.

Essa constatação é reforçada quando se leva em conta outros dados que fazem da assistência odontológica na cidade uma referência não só estadual, mas nacional. Parnamirim conta com 33 equipes em saúde bucal, cada uma delas com um dentista que tem a obrigação de atender diariamente 20 pacientes, mas algumas vezes esse número é superado devido à necessidade da demanda.

A média mensal é de mais de 14 mil atendimentos odontológicos nas unidades de saúde. Isso sem contar os atendimentos no Centro Especializado em Odontologia (CEO), com seis consultórios instalados no Centro Clínico de Referência de Parnamirim (CCPAR), que tratam de casos mais complexos como periodontia, cirurgias menores, próteses, endodontia (serviço popularmente chamado de canal) e APNE (Atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais). No total, Parnamirim conta com 40 consultórios odontológicos.

Antônio Galdino contou que outros três ainda serão implantados nas futuras unidades de saúde de Liberdade, Nova Parnamirim e Parque das Orquídeas.

Além disso, o município conta com um serviço de pronto socorro odontológico funcionando 24 horas no CCPAR, prestando atendimento de urgência e emergência como casos de fratura e hemorragia.

Um comentário:

  1. As pessoas não estão bem conscientizadas no assunto da saúde bucal, então quando eles chegam a velhos, tem que consultar em odontogeriatria pelos problemas que eles tem.

    ResponderExcluir