quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Redução de estômago aumenta problemas dentários

Pesquisadores encontraram mais cáries, bruxismo e compulsão por mastigar gelo entre pacientes
Os efeitos colaterais trazidos pela cirurgia de redução do estômago, chamada de bariátrica, começam a ser mapeados agora, após 10 anos de pacientes submetidos à técnica voltada aos obesos mórbidos.
O Grupo de Estudo da Obesidade do Hospital das Clínicas de São Paulo detectou que a saúde bucal é afetada pela cirurgia. Houve aumento de cáries, bruxismo (ranger dos dentes durante à noite) e até compulsão por mastigar gelo, sintomas relatados por 80% dos 114 pacientes avaliados. São três as principais hipóteses para o surgimento desses problemas.
“Estes pacientes estudados foram aqueles que passaram pelas cirurgias mais agressivas, que comprometiam a absorção de vitaminas pelo organismo, um dos prováveis motivos para o enfraquecimento dos dentes”, afirma a cirurgiã dentista e autora do trabalho, Vera Kogler.

Bruxismo
Além disso, cita a especialista, a operação altera o ph e a acidez da região estomacal, que afeta também a boca e aumenta a sensação de secura, o que influenciaria a vontade de mastigar gelo e também o aparecimento de cáries.
Outra provável interferência é que o paciente operado precisa comer várias vezes ao dia e nem sempre faz a higiene correta após as pequenas refeições. “Tradicionalmente, os picos de cárie na população acontecem entre os 6 e os 17 anos. Mas percebemos que aqueles que fizeram bariátrica voltam a ter este problema”, completa Vera.
O Grupo de Obesidade do HC agora seleciona novos pacientes, submetidos às técnicas menos invasivas de bariátricas, para verificar se serão desencadeadosos os mesmos efeitos. Outra preocupação é que os idosos, que já têm a arcada dentária mais frágil, também passaram a figurar entre os pacientes submetidos às cirurgias de redução do estômago. “Temos que ter uma preocupação maior ainda com este público”, completa Vera Kloger.
Fonte: OPEN apud  IG Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário