sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Títulos conferidos aos Dentistas por entidades Médicas: a nova tendência do mercado

Seguindo tendência já iniciada pelo Departamento de Odontologia da AMIB, a Comissão Odontológica da ABS certificará os Cirurgiões Dentistas (que já possuam formação em Biologia e Medicina do Sono comprovada por Médico da ABS) aprovados em exame de qualificação a ser realizado em 11 de novembro em Belo Horizonte.

Em princípio estas certificações conferidas pelas entidades médicas podem proporcionar uma confiabilidade aos médicos e pacientes que procurem indicações de Cirurgiões Dentistas capazes de atuar adequadamente perante problemas médicos específicos.

O problema é que com elas, a entidade reguladora da Odontologia, o CFO, perde em força política e técnica pois este conselho é a quem cabe, legalmente, a tarefa de reconhecer as certificações, habilitações e capacitações dos profissionais da área odontológica.

Certamente o objetivo dos profissionais ligados às entidades médicas é o melhor possível e sabemos todos o quanto estes colegas se dedicam às suas áreas, mas é preciso que se dê o devido valor também ao CFO e CROs, pois são estes que assinam os nossos diplomas.

Outro problema desta tendência é que será necessária a existência de Comitês ou Departamentos de Odontologia em pelo menos 30 entidades médicas, cada uma com suas regras específicas de certificação, criando problemas para quem atende uma gama heterogênea de pacientes.

A residência multiprofissional em áreas específicas (que confere conhecimento, vivências e práticas específicas em áreas médicas)  é outra tendência que nos faz pensar qual será, no futuro, a função dos Conselhos Odontológicos no reconhecimento profissional das pós-graduações.

Acredito que o mais sensato seria uma discussão nacional sobre este assunto com a participação não só dos departamentos de Odontologia das entidades médicas, mas também com as Especialidades Odontológicas, Ministério da Educação e da Saúde. O que já foi iniciado com o Fórum do Rio de Janeiro pelas Comissões de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar ligadas aos CROs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário