quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

VALORES NA ORTODONTIA - EXTRAPOLEMOS PARA MOOH

Postado no grupo do Facebook "Medicina Oral e Odontologia Hospitalar", pelo colega José Carlos Faria Lago. Sábias palavras. Podemos extrapolar para a Odontologia Hospitalar. Por intermédio da Dra. Diana Rosado Lopes, o autor generosamente permitiu a postagem de seu texto aqui em nosso blog. APROVEITEM!

"Diana, já em sequência ao seu convite para participar deste grupo, embora seja da área de Ortodontia, no momento estou desenvolvendo um tema sobre "Valores na ortodontia" que extrapola os limites da área. Creio que possa ser útil para aos novos colegas. Por isso, tomo a liberdade de postá-lo a seguir. Avaliem se há ou não interesse. Aceite um abraço do colega."

VALORES NA ORTODONTIA

Fonte da imagem: www.netdentista.com 
Número recente da revista Vejinha São Paulo trouxe matéria sob o título de “Preços de arrepiar” onde o articulista, num tom entre divertido e irônico, comenta o novo hit da moda nos salões de beleza, que é a ascensão das atividades dos “designers de sobrancelhas” e a consequente disparada nos preços cobrados pelos profissionais que as executam. O serviço, prestado por manicures ou maquiadoras que antes valia não mais do que 10 a 20 reais, cede espaço para os autodenominados “designers” que atingem o pico de 220 reais pela atividade, e com agendas aquecidas. Algo está errado? Não! Apenas descobriram valores até então ocultos ou despercebidos e os expuseram à percepção de seus clientes os quais, encantados com essa visão antes insuspeitada e convictos do maior valor intrínseco, não apenas pagam agradecidos, como divulgam as boas novas.

De maneira alguma subestimo o valor destes profissionais, antes os elejo como ícones para estudos comportamentais que podem gerar sugestões úteis a colegas ortodontistas que se vêem torturados pelo esvaziamento dos valores agregados às próprias ocupações. Isto não é pregação de frivolidades, é antes um convite ao estudo das leis psicossociais que conduzem o comportamento humano.

Este tema, colegas, precisa ser destacado para nortear novas atitudes. Há que buscar o valor onde de fato ele está e expô-lo claramente, mergulhando fundo nos princípios biológicos que regem o campo e conscientizando das implicações inerentes. Procurem afastar-se do aspecto meramente estético, que tem sua importância apenas relativa, pois resume-se à ponta visível de um iceberg. O valor está no que subjaz, cabendo-nos apresentá-lo com linguajar adequado, como aconselha a Programação Neuro Linguística.

O assunto é complexo, colegas, e como sei que texto longo ninguém lê, cautelosamente paro por aqui.

Um forte abraço e feliz ano de 2012 a todos

Lago

Um comentário:

  1. O colega Lago acrescentou comentário na página "Medicina Oral e Odontologia Hospitalar" do Facebook. divido aqui com vocês. SEGUE:

    VALORES NA ORTODONTIA – PARTE II
    14 de janeiro de 2012
    “Valores na ortodontia”, texto postado no meu feed de notícias do Facebook, ao lado na de várias comunidades fechadas da área odontológica a que tive a honra de ser convidado, teve uma repercussão favorável no sentido de que permitiu uma abertura de canal onde colegas marcaram presença em uma troca de impressões que dão sentido às redes sociais. Afinal, estas foram idealizadas com esse propósito, o de estimular participações que geram trocas úteis e produtivas. Claro que são bem vindas as amenidades para aquecer e colorir a convivência, pois a falta delas confere uma seriedade rançosa que torna o prato pouco apetitoso. Aqueles que se interessarem pela PARTE I deste tema, poderão acessá-lo no meu Blog. Várias observações de colegas, todas válidas, sugerem abordagens a partir de ângulos diferentes, e como o campo é vasto, procurarei tratá-lo em tópicos curtos (excelente sugestão recebida), pois é prudente tomar o mingau quente pelas suas bordas. Longe de mim deitar falação com ares de expert no assunto. Não o sou, tenho consciência de limitações, porém, os mais de trinta anos de clínica e magistério no ensino superior permitiram-me fazer ilações ao observar e analisar trajetórias as mais diversas, e delas extrair ensinamentos. Ao filtrá-los, a mesma mensagem será invariavelmente interpretada pelo leitor de forma diversa, pois cada um tem seu software cognitivo, que identificará apenas o que lhe é permitido. Esta é uma verdade inquestionável que descobri ao longo da vida. Do tema tenho um esboço que pode ser alterado em função do retorno sempre bem vindo dos colegas, e tais subsídios serão importantes porque representam um feedback valioso no rumo a ser tomado. Apenas não optarei por respostas individuais do tipo “no tempo e à hora”, porque as possíveis observações de alguns podem ser irrelevantes para outros que as considerarão querelas frívolas se forem alimentadas, e isto não convém. Mas as respostas virão, porque representam o esteio que norteará a rota a ser trilhada.

    Até a próxima

    Lago

    ResponderExcluir