segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Reunião de Fevereiro de 2012 do GEMOOH-RN

Nesta terça-feira, 7, tem reunião do GEMOOH no CRO-RN

O Grupo de Estudos de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar (GEMOOH) marcou para a próxima terça-feira, 7 de fevereiro, a segunda reunião do ano com a palestra “Atendimento Odontológico com Equipamento Portátil”, a ser ministrada pela cirurgiã-dentista Diana Rosado Lopes. A palestra começa às 19 horas, no auditório do CRO-RN.

A palestra tinha sido agenda para a primeira reunião do ano, em janeiro, mas como muitos integrantes do grupo estavam viajando ou veraneando, a coordenação do grupo a adiou para esta terça-feira. A palestrante vai falar um pouco da sua experiência no atendimento a pacientes fora do ambiente de consultório, como em hospitais, domicílios e hotéis para idosos. Segundo Diana, ela pretende apresentar alguns casos clínicos que foram vivenciados.

A palestrante é cirurgiã-dentista pós-graduada em Odontologia Hospitalar (USP-SP) e  Periodontia (ABO-RN), além de mestre em Ciências da Saúde (USP-SP). Diana também é presidente do GEMOOH do CRO-RN.

A reunião do GEMOOH é aberta a todos os cirurgiões-dentistas interessados em temas relacionados à Medicina Oral e Odontologia Hospitalar.

A presidente do GEMOOH convida todos os colegas a participarem do grupo e das palestras que são apresentadas durante as reuniões mensais.
 
Na reunião de janeiro, devido ao comparecimento de poucos membros do grupo, a palestra da CD Diana Rosado ficou para esta terça-feira.

Os cirurgiões-dentistas presentes realizam uma reunião informal, onde se discutiu sobre a obrigatoriedade dos planos de saúde de autorizarem exames solicitados pelos CDs. A  Dra. Érika Vidal ficou de enviar um e-mail para Dra. Maria Cecília Aguiar com o modelo de prescrição com códigos, leis e frases de impacto, para posterior envio para os outros membros do grupo.

A presidente da comissão de MOOH-RN, Dra. Diana Rosado Lopes, aproveitou a reunião para colocar em pauta a discussão sobre a I Jornada Norte-Riograndense de Atendimento Hospitalar sob a Ótica Interdisciplinar ou na Perspectiva da Interdisciplinaridade. O nome do evento ainda ficou de ser mais discutido.

Entre os profissionais que devem fazer parte do grupo de palestrantes desse evento, os participantes da reunião de janeiro já elegem alguns: cirurgião-dentista, fisioterapeuta respiratório e motor, fonoaudiólogo, enfermeiro, médico infectologista, médico pneumologista, médico cardiologista e técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem, entre outros.

A data da jornada por enquanto seria os dias 21 e 22 de setembro, já que nesse período não tem nenhum evento previsto.

A convite do GEMOOH, o cirurgião-dentista Paulo Hemerson Moraes, mestre e doutor em  CTBMF pela UNICAMP, participou da reunião e discutiu com os presentes a elaboração de um protocolo para internação de pacientes para realização de procedimentos odontológicos em Centro Cirúrgico.

A Dra Diana sugeriu a elaboração do protocolo com tópicos e subtópicos, independente se o paciente seria atendido pelo SUS, convênio ou particular.

O doutor Paulo Hemerson de Morais, na sua explanação sobre internamentos, disse que qualquer procedimento odontológico pode exigir internação em Centro-Cirúrgico (CC) sob anestesia geral ou sedação, por motivos diversos, como traumas pregressos, risco de morte, PNE, pacientes não colaborativos e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário