terça-feira, 27 de março de 2012

Pesquisador cria nariz artificial capaz de identificar câncer pelo hálito


Pesquisadores israelenses desenvolveram um equipamento capaz de identificar sinais químicos de câncer por meio da avaliação do hálito. O estudo foi publicado de forma preliminar pelo British Journal of Cancer e tem à frente das pesquisas o professor Hossam Haick, do Technion – Israel Institute of Technology.

O “Nano Artificial NOSE” tem tecnologia semelhante a um bafômetro, e é capaz de perceber padrões de moléculas encontradas em pacientes que sofrem de tumores no pulmão e regiões do pescoço e cabeça.

O estudo contou com cerca de 80 voluntários, sendo que 46 deles sofriam de câncer nessas regiões, incluindo olhos e boca, e 36 eram saudáveis. O nariz artificial conseguiu distinguir as moléculas dos voluntários que tinham tumores das moléculas dos que não tinham.

A expectativa é que o aparelho possa ser mais bem desenvolvido para no futuro auxiliar no diagnóstico da patologia. Os especialistas envolvidos afirmam que ainda serão necessários alguns anos de estudo para o aprimoramento do equipamento.

Fonte: Odontomagazine apud Sinog

Nenhum comentário:

Postar um comentário