terça-feira, 24 de abril de 2012

Reunião do GEMOOH/CRO-RN de Abril de 2012

Ao terceiro dia do mês de abril de 2012, as 19h, no Auditório do Conselho Regional de Odontologia – secção RN (CRO-RN), situado a Rua Cônego Leão Fernandes, 619 - Petrópolis - Natal/RN, reuniram-se em Assembleia Geral Ordinária os membros da Comissão de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (COMOOH-RN), profissionais e acadêmicos da área odontológica e demais interessados no tema, que figuram na lista de presença.

A presidente da comissão de MOOH-RN, Dra. Diana Rosado Lopes, abriu a sessão falando um pouco sobre o GEMOOH e a palestra a ser ministrada. A mesma ficou também responsável pela produção da ata.

1.      Aula da Dra Silvia Costa: “ODONTOLOGIA E CARDIOLOGIA”
A Dra iniciou sua palestra falando sobre a anatomia do coração, citando suas cavidades e fibras com suas funções. Explicou o caminho do sangue por todo o corpo e pelas diferentes cavidades através dos vasos, conceituando termos como sístole e diástole. Em seguida, falou sobre as coronárias e os tipos de envolvimento destas nas patologias assim como do marcapasso e os estímulos elétricos.

Sobre o enfarto, a especialista explicou que é um problema muscular, mas que pode ser diagnosticado através de uma alteração elétrica, explicando a diferença deste para uma angina. Em seguida, fez uma breve explanação do que é um eletrograma e de como ele é avaliado.

A Dra Silvia cita os procedimentos odontológicos de uma forma geral como de baixo risco para complicações cardiológicas no pós operatórios, porém o paciente pode ser de alto risco, daí a importância do Risco Cirúrgico completo.

A partir deste momento, foram citados os medicamentos antiagregantes e anticoagulantes e suas exatas funções. A Dra. Sílvia se preocupou em deixar clara a importância de, na maioria das vezes, não suspender o uso destes antes de procedimentos cirúrgicos e de avaliar o coagulograma destes pacientes. Além disso, ainda comunicou aos colegas a existência, hoje, de 2 novos fármacos no mercado, que são o prassugrel, o ticagrelor (antiagregantes) e o dabrigatana (semelhante a warfarina).

Não houve tempo suficiente para a conclusão do assunto, portanto a Dra Silvia deverá retornar no mês de junho, falando sobre a Endocardite Infecciosa

Encerraram-se assim os trabalhos, às 21h30min, ficando confirmada a data da próxima Assembleia Geral Ordinária para o dia 08 de maio de 2012, das 19 às 21h, com conferência científica do Dr. André Gustavo, endocrinologista, sobre Fisiologia do Sistema Endócrino e Interrelação entre saúde bucal e problemas Endócrinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário